Subscribe Now
Trending News
27 abr 2024

Penha

Apresentação

Habitada até o século XVIII por indios da tribo Tupi Guarani, passou a ser povoada por vicentistas e portugueses que, em 1.759, solicitaram à Cúria do Rio de Janeiro a construção de uma capela em honra a São João Batista no local denominado Itaporoia, que na lingua guarani significa “muro de pedra” A capela tornou-se o centro do povoado e das atividades economicas, sobretudo após a instalação da ramação baleeira e a vinda dos açorianos em 1.778.

O assentamento da armação, destinado à pesca da baleia e seu beneficiamento, na enseada de Itapocoroi, local de aguas calmas e protegidas do vento sul, foi estratégia dos contratadores das armações após a ocupação da Ilha de Santa Catarina pelos espanhois em 1.777, que paralisou momentaneamente, as atividades nas armações da Piedade e da Lagoinha, e colaborou para o deslocamento de grupos de açorianos fixados naquela Ilha.

Aterior à decadencia da pesca da baleia e à extinção dos contratos de exploração, iniciou-se por volta de 1825, na extremidade do norte de Itapocoroy, a construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Penha. Construía-se ali o arraial de Penha com uma população de 1.675 moradores, que tinha como base economica a lavoura de mandioca, cana-de-açucar, milho, café, feijão, entre outros, além de engenhos para produção de farinha, açucar e alambique de aguardente.

Com influencia considerável na politica provincial, em 23 de março de 1839 o arraial de Nossa Senhora da Penha do Itapocoroy foi elavado freguesia. Em 22 de novembro de 1900, tornou-se um Distrito Policial e, em 21 de junho de 1958, por meio da Lei estadual nº 348, foi elavado a categoria de município.

Desde então Penha vem se tornando um marco na historia. composto por dezenove belas praias, o municipio está localizado às margens da Rodovia BR 101 e muito próximos da BR 470. Sedia o melhor parque temático da América Latina, o Beto Carrero World, que atrai anualmente quase 3 milhões de visitantes.

Dados do Município

Região Turística: Costa Verde & Mar
Área: 58.748 km (IBGE/2016)
População: 33284 habitantes (IBGE/2019)
Latitude: 26°46
Longitude: 48°38
Altitude: 20 m
Cidades próximas: Balneário Piçarras, Navegantes.

Costa Verde & Mar

A Costa Verde & Mar é formada por 11 municípios que, juntos, formam uma miscelânea de culturas, belezas naturais e atrações que encantam. Esta região chama atenção por contrastar a vida urbana agitada e bem estruturada com paraísos desertos, propícios para momentos de puro descanso. O visitante encontra aqui praias de areias brancas, águas cor verde-esmeralda, gastronomia variada, festas típicas, lazer e entretenimento o ano todo. É aqui também que turista encontra algumas das melhores casas noturnas do país, o maior Parque Temático da América Latina e eventos náuticos.

IDMS de Penha

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

 

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Penha.

Saiba Mais

Localização

O acesso a Penha é pela BR 101, tanto do Norte (São Paulo e Curitiba), quanto do Sul (Florianópolis e Porto Alegre). Saindo de Florianópolis são 115 km diretos pela BR 101 e de Curitiba são 194 km, com acesso pela BR 376 e depois a BR 101.

Penha não possui Terminal Rodoviário, então para chegar à cidade de ônibus é preciso ir a Balneário Piçarras, cidade vizinha..

O Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Vitor Konder é o mais próximo de Penha, a cerca de 20 km. O aeroporto de Navegantes recebe voos diários com várias origens pelas principais companhias aéreas brasileiras.