facebook instagram
Portal de Turismo de
Penha

Penha


{{previsaoTempo.dia1.diaSemana}} {{previsaoTempo.dia1.condicao}} min {{previsaoTempo.dia1.minima}} / max {{previsaoTempo.dia1.maxima}}
{{previsaoTempo.dia2.diaSemana}} {{previsaoTempo.dia2.condicao}} min {{previsaoTempo.dia2.minima}} / max {{previsaoTempo.dia2.maxima}}

Apresentação

Habitada até o século XVIII por indios da tribo Tupi Guarani, passou a ser povoada por vicentistas e portugueses que, em 1.759, solicitaram à Cúria do Rio de Janeiro a construção de uma capela em honra a São João Batista no local denominado Itaporoia, que na lingua guarani significa “muro de pedra” A capela tornou-se o centro do povoado e das atividades economicas, sobretudo após a instalação da ramação baleeira e a vinda dos açorianos em 1.778.

O assentamento da armação, destinado à pesca da baleia e seu beneficiamento, na enseada de Itapocoroi, local de aguas calmas e protegidas do vento sul, foi estratégia dos contratadores das armações após a ocupação da Ilha de Santa Catarina pelos espanhois em 1.777, que paralisou momentaneamente, as atividades nas armações da Piedade e da Lagoinha, e colaborou para o deslocamento de grupos de açorianos fixados naquela Ilha.

Aterior à decadencia da pesca da baleia e à extinção dos contratos de exploração, iniciou-se por volta de 1825, na extremidade do norte de Itapocoroy, a construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Penha. Construía-se ali o arraial de Penha com uma população de 1.675 moradores, que tinha como base economica a lavoura de mandioca, cana-de-açucar, milho, café, feijão, entre outros, além de engenhos para produção de farinha, açucar e alambique de aguardente.

Com influencia considerável na politica provincial, em 23 de março de 1839 o arraial de Nossa Senhora da Penha do Itapocoroy foi elavado freguesia. Em 22 de novembro de 1900, tornou-se um Distrito Policial e, em 21 de junho de 1958, por meio da Lei estadual nº 348, foi elavado a categoria de município.

Desde então Penha vem se tornando um marco na historia. composto por dezenove belas praias, o municipio está localizado às margens da Rodovia BR 101 e muito próximos da BR 470. Sedia o melhor parque temático da América Latina, o Beto Carrero World, que atrai anualmente quase 3 milhões de visitantes.

Imagem ilustrativa região turística Costa Verde & Mar

Costa Verde & Mar

A Costa Verde & Mar é formada por 11 municípios que, juntos, formam uma miscelânea de culturas, belezas naturais e atrações que encantam. Esta região chama atenção por contrastar a vida urbana agitada e bem estruturada com paraísos desertos, propícios para momentos de puro descanso. O visitante encontra aqui praias de areias brancas, águas cor verde-esmeralda, gastronomia variada, festas típicas, lazer e entretenimento o ano todo. É aqui também que turista encontra algumas das melhores casas noturnas do país, o maior Parque Temático da América Latina e eventos náuticos.

Saiba mais sobre a região Costa Verde & Mar acessando o
IDMS de Penha
Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável
0,000
Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc... Conheça o guia completo de serviços de Penha.
Saiba Mais

COMO CHEGAR

PRINCIPAIS DISTÂNCIAS

Florianópolis, SC 121 km 1 hora 40 minutos Ver mapa >
Blumenau, SC 56,2 km 1 hora 2 minutos Ver mapa >
Joinville, SC 78,4 km 1 hora 6 minutos Ver mapa >
Chapecó, SC 530 km 7 horas 49 minutos Ver mapa >
Lages, SC 323 km 4 horas 19 minutos Ver mapa >
Criciúma, SC 300 km 3 horas 41 minutos Ver mapa >
Porto Alegre, RS 556 km 6 horas 22 minutos Ver mapa >
Curitiba, PR 198 km 2 horas 46 minutos Ver mapa >
São Paulo, SP 600 km 7 horas 43 minutos Ver mapa >
Brasília, DF 1.581 km 19 horas 15 minutos Ver mapa >